O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Serão publicadas produções científicas inéditas, do âmbito do Direito Eleitoral e da Ciência Política, da autoria ou co-autoria de professores doutores, respeitados o critério da exogenia e o sistema double blind peer review.
  • URLs para as referências informar quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Cadastro online: o autor deverá realizar seu cadastro na plataforma do OJS, disponível pelo portal da revista suffragium (http://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium), optando, no ato do cadastro, pela opção AUTOR. Eventual dúvida pode ser respondida através do endereço eletrônico suffragium@tre-ce.jus.br
  • Indicação do vínculo institucional: ao submeter seus trabalhos, os autores devem indicar em sua biografia a respectiva filiação institucional, vinculação a departamento, unidade, a grupo de pesquisa, dentre outros dados que entender necessários para a sua identificação profissional e afiliação institucional, indicando, inclusive, a cidade, o estado e o país correspondente, bem assim deverá informar a maior titulação do autor.
  • Responsabilidade do conteúdo do artigo: o Conselho Editorial da Suffragium – Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores.
  • Direitos autorais: Será permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. O corpo editorial da revista Suffragium não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores. A revista utiliza a licença Creative Commons CC-BY 4.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada”. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Suffragium o direito de primeira publicação. A Revista permitirá e estimulará os autores a publicar e distribuir seus artigos online, propulsionando o impacto e a citação dos trabalhos publicados.
  • Revisão vernacular: recomenda-se a submissão prévia do texto a revisor profissional para análise quanto ao uso adequado da língua.
  • Garantia de sigilo: antes da submissão, o autor deverá remover quaisquer indicações de sua autoria do corpo do artigo e da opção de propriedades do Word.

Diretrizes para Autores

A submissão de trabalhos ocorre de forma gratuita, por meio de fluxo contínuo e o processo de editoração utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica (OJS) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O cadastro do autor deverá ser realizado através da plataforma do OJS pelo acesso ao portal da revista Suffragium (http://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium). Eventual dúvida poderá ser dirimida por meio de mensagens eletrônicas ao e-mail da revista (suffragium@tre-ce.jus.br).

Os artigos e demais forma de produção devem ser inéditos, ter de 15 a 25 páginas e ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

Recomenda-se que o texto seja submetido a um revisor profissional quanto ao uso adequado da língua antes da submissão.

Qualquer identificação de autoria deverá ser removida do corpo do artigo e da opção de propriedades do Word antes de realizada a submissão, de forma a garantir o sigilo das avaliações.

Os artigos recebidos passarão por avaliação prévia, a qual promovida pelos editores-adjuntos, a fim de verificar sua adequação à linha editorial da revista. Após, serão enviados a dois pareceristas anônimos para a avaliação qualitativa, seguindo o sistema double blind peer review. O prazo para a elaboração do parecer é de 15 a 25 dias.

Concluído o parecer, este será encaminhado para o autor do artigo a fim de mera ciência ou para realização das modificações sugeridas.

O texto, quando modificado, será objeto de nova avaliação em razão das alterações efetivadas.

Os autores serão informados sobre o prosseguimento da avaliação e terão livre acesso a todos os pareceres sobre seu artigo, no ambiente do OJS.

Ao final, a equipe editorial definirá os artigos que comporão o número em edição.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para quaisquer outras finalidades ou a terceiros.