1. Do periódico

 A Suffragium – Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará é uma publicação semestral, de livre e gratuito acesso ao seu conteúdo, destinada à divulgação de produções científicas inéditas, no âmbito do Direito Eleitoral e da Ciência Política, da autoria ou co-autoria de professores doutores, respeitados o critério da exogenia e o sistema double blind peer review.

Surgiu como revista impressa aos 27 de junho de 2005, por força da Resolução TRE-CE n.º 263, datada de 27 de junho de 2005, em substituição ao Informativo do TRE-CE, à época existente. Após o advento da Resolução TRE-CE n.º 660, de 4 de abril de 2017, foi reformulada, transcendendo a área do Direito Eleitoral, passando a abranger, outrossim, a seara da Ciência Política, a fim de estabelecer um contato efetivo entre as duas ambiências, trazendo à luz a contribuição de cientistas políticos e juristas quanto ao enfrentamento de questões da atualidade brasileira no campo político e jurídico eleitoral.

Atualmente, a revista Suffragium apresenta-se em formato exclusivamente eletrônico, disponível através do portal do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, no menu “O TRE/Publicações/Suffragium Revista Eletrônica” ou diretamente na página http://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium.

 

2. Dos direitos autorais

Será permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. O corpo editorial da revista Suffragium não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores. A revista utiliza a licença Creative Commons CC-BY 4.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada”.

 
3. Dos dados para contato

Toda a correspondência, incluindo a submissão de artigos científicos, cartas aos editores, solicitação de subscrição e cópias, sugestões, avisos e outras informações, deve ser enviada a partir do portal eletrônico da revista Suffragium (http://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium). Eventual dúvida ou dificuldade no cadastramento e submissão pode ser relatada pelo endereço eletrônico suffragium@tre-ce.jus.br

Endereço
Escola Judiciária Eleitoral - Tribunal Regional Eleitoral do Ceará
Rua Jaime Benévolo, n.º 21, Centro
Fortaleza-CE, Brasil, CEP 60050-080
Telefone (85) 3453-3870
www.tre-ce.jus.br

 

4. Da Política editoral

A política editorial da revista Suffragium expressa a necessidade de contribuir para o enriquecimento da informação a magistrados, servidores, docentes, especialistas no assunto e demais interessados, fomentando o debate e a análise de temáticas consolidadas em dois eixos: Direito Eleitoral e Ciência Política.

A revista tem por objetivo publicar, semestralmente, trabalhos científicos originais e inéditos de autoria ou coautoria de professores doutores, vinculados às áreas de concentração do Direito Eleitoral e da Ciência Política, objetivando estimular a produção textual de juízes, membros do Ministério Público, servidores públicos, juristas, pesquisadores e docentes. Cada artigo publicado será de autoria de no máximo dois pesquisadores, dentre os quais, pelo menos um deles deve possuir, necessariamente, o título acadêmico de professor doutor.

 

5. Das diretrizes para os autores

A submissão de trabalhos ocorre de forma gratuita, por meio de fluxo contínuo e o processo de editoração utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica (OJS) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O cadastro do autor deverá ser realizado através da plataforma do OJS pelo acesso ao portal da revista Suffragium (http://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium). Eventual dúvida poderá ser dirimida por meio de mensagens eletrônicas ao e-mail da revista (suffragium@tre-ce.jus.br)

Recomenda-se que o texto seja submetido a um revisor profissional quanto ao uso adequado da língua antes da submissão.

Qualquer identificação de autoria deverá ser removida do corpo do artigo e da opção de propriedades do Word antes de realizada a submissão, de forma a garantir o sigilo das avaliações.

Os artigos recebidos passarão por avaliação prévia, a qual promovida pelos editores-adjuntos, a fim de verificar sua adequação à linha editorial da revista. Após, serão enviados a dois pareceristas anônimos para a avaliação qualitativa, seguindo o sistema double blind peer review. O prazo para a elaboração do parecer é de 15 a 25 dias.

Concluído o parecer, este será encaminhado para o autor do artigo a fim de mera ciência ou para realização das modificações sugeridas.

O texto, quando modificado, será objeto de nova avaliação em razão das alterações efetivadas.

Os autores serão informados sobre o prosseguimento da avaliação e terão livre acesso a todos os pareceres sobre seu artigo, no ambiente do OJS.

Ao final, a equipe editorial definirá os artigos que comporão o número em edição.

 

6. Das condições para submissão

Cadastro online: o autor deverá realizar seu cadastro na plataforma do OJS, disponível pelo portal da revista Suffragium (http://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium), optando, no ato do cadastro, pela opção AUTOR. Eventual dúvida pode ser respondida através do endereço eletrônico suffragium@tre-ce.jus.br

Indicação do vínculo institucional: ao submeter seus trabalhos, os autores devem indicar em sua biografia a respectiva filiação institucional, vinculação a departamento, unidade, a grupo de pesquisa, dentre outros dados que entender necessários para a sua identificação profissional e afiliação institucional, indicando, inclusive, a cidade, o estado e o país correspondente, bem assim deverá informar a maior titulação do autor.

Responsabilidade do conteúdo do artigo: o Conselho Editorial da Suffragium – Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores.

Direitos autorais: Será permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. O corpo editorial da revista Suffragium não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores. A revista utiliza a licença Creative Commons CC-BY 4.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada”. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Suffragium o direito de primeira publicação. A Revista permitirá e estimulará os autores a publicar e distribuir seus artigos online, propulsionando o impacto e a citação dos trabalhos publicados.

Revisão vernacular: recomenda-se a submissão prévia do texto a revisor profissional para análise quanto ao uso adequado da língua.

Garantia de sigilo: antes da submissão, o autor deverá remover quaisquer indicações de sua autoria do corpo do artigo e da opção de propriedades do Word.

 

7. Do processo de editoração

Os artigos e demais forma de produção devem ser inéditos e conter entre 15 a 25 páginas.

Os trabalhos devem ser submetidos em formato Word 97 ou superior (padrão DOC).

O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguindo ainda as instruções a seguir:

Título:

Título em português (e na língua original do artigo, para os textos escritos em língua estrangeira) e em inglês; O título em português deve estar escrito sem negrito, centralizado e em letras caixa-alta. O título em inglês e/ou na língua original do texto deve estar abaixo do título em português, em itálico, centralizado, em letra caixa-alta;

Resumo e palavras-chave em português e em inglês (e na língua original do artigo). Cada resumo deve conter no máximo 300 palavras, devendo ser evitadas as abreviaturas. O resumo em língua estrangeira deve ser uma versão fiel do resumo em português, assim como as palavras-chave em língua estrangeira. Ao final de cada resumo devem constar 03 a 05 descritores ou palavras-chave para indexação, separados por ponto e vírgula;

A estruturação do texto deve se adequar às exigências de um trabalho científico, contendo introdução, desenvolvimento, conclusão e referências;

Referências, alinhadas à esquerda;

Anexos (opcionais).

 

Formatação:

Espaços

  • entrelinhas 1,5;
  • entre parágrafos 0 pts;
  • entre título e texto – uma linha (um enter);
  • entrelinhas das notas de rodapé 1,0;
  • entrelinhas da citação longa 1,0;
  • entrelinhas de uma mesma referência 1,0;
  • entre uma referência e outra 6 pts;
  • entre o texto e a citação longa 6 pts;
  • Iniciar parágrafo com 1,0 cm na régua do Word;
  • Citação longa (mais de 3 linhas) deve ser colocada com 4,0 cm de recuo em relação à margem esquerda (3,0 cm a mais da margem do parágrafo).

Fonte

  • Times New Roman;
  • Resumo 10;
  • Texto 12;
  • Citação longa 10;
  • Nota de rodapé 10.

Títulos

  • Título do artigo 14 Caixa – alta, sem negrito;
  • Títulos das partes do artigo – 12 Caixa alta, negrito;
  • Subtítulos 12 Caixa alta, itálico;
  • Sub-subtítulos 12 Caixa alta, normal.

Referências

  • Fonte tamanho 12 (destaque para títulos das obras em negrito).

Margens

  • esquerda: 3,0 cm;
  • direita: 2,0 cm;
  • superior: 3,0 cm;
  • inferior: 2,0 cm.

Outras informações importantes sobre a estrutura do texto:

  1. Introdução: deve conter a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema investigado.
  2. Desenvolvimento: a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado.
  3. Conclusão: deve conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos. A repetição de argumentos ou aspectos já descritos em outras seções deve ser evitada.
  4. Referências: relação das obras e fontes de pesquisa citadas no artigo conforme ABNT – NBR 6023/2002.
  5. Os artigos e demais forma de produção devem ser inéditos, ter de 15 a 25 páginas e ser redigidos em português, inglês ou espanhol.
  6. As referências das citações diretas ou /e indiretas devem ser feitas no próprio texto, utilizando o sistema autor-data.


8. Da política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para quaisquer outras finalidades ou a terceiros.