Sobre a Revista

Portaria TRE-CE n.º 729/2018 - Dispõe sobre as diretrizes gerais mínimas à submissão dos artigos passíveis de publicação na Suffragium - Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará

1. Do periódico

 A Suffragium – Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará é uma publicação semestral, de livre e gratuito acesso ao seu conteúdo, destinada à divulgação de produções científicas inéditas, no âmbito do Direito Eleitoral e da Ciência Política, da autoria ou coautoria de professores(as) doutores(as), respeitados o critério da exogenia e o sistema double blind peer review.

Surgiu como revista impressa aos 27 de junho de 2005, por força da Resolução TRE-CE n.º 263, datada de 27 de junho de 2005, em substituição ao Informativo do TRE-CE, à época existente. Após o advento da Resolução TRE-CE n.º 660, de 4 de abril de 2017, foi reformulada, transcendendo a área do Direito Eleitoral, passando a abranger, outrossim, a seara da Ciência Política, a fim de estabelecer um contato efetivo entre as duas ambiências, trazendo à luz a contribuição de cientistas políticos e juristas quanto ao enfrentamento de questões da atualidade brasileira no campo político e jurídico eleitoral.

Atualmente, a revista Suffragium é Qualis B4 (Direito e Ciência Política) e apresenta-se em formato exclusivamente eletrônico, disponível por meio do portal do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, no menu “O TRE/Publicações/Suffragium Revista Eletrônica” ou diretamente na página http://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium.

 

2. Dos direitos autorais

Será permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. O corpo editorial da revista Suffragium não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos(as) autores(as). A revista utiliza a licença Creative Commons CC-BY 4.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada”.

 
3. Dos dados para contato

Toda a correspondência, incluindo a submissão de artigos científicos, cartas aos(às) editores(as), solicitação de subscrição e cópias, sugestões, avisos e outras informações, deve ser enviada a partir do portal eletrônico da revista Suffragium (http://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium). Eventual dúvida ou dificuldade no cadastramento e submissão pode ser relatada pelo endereço eletrônico suffragium@tre-ce.jus.br

Endereço
Escola Judiciária Eleitoral - Tribunal Regional Eleitoral do Ceará
Rua Dr. Pontes Neto s/n - Eng. Luciano Cavalcante - Fortaleza/CE
Fortaleza-CE, Brasil, CEP 60050-080
Telefone (85) 3453-3870
www.tre-ce.jus.br

4. Da Política editoral

A política editorial da revista Suffragium expressa a necessidade de contribuir para o enriquecimento da informação a magistrados(as), servidores(as), docentes, especialistas no assunto e demais interessados(as), fomentando o debate e a análise de temáticas consolidadas em dois eixos: Direito Eleitoral e Ciência Política.

A revista tem por objetivo publicar, semestralmente, trabalhos científicos originais e inéditos de autoria ou coautoria de professores(as) doutores(as), vinculados às áreas de concentração do Direito Eleitoral e da Ciência Política, objetivando estimular a produção textual de juízes(as), membros do Ministério Público, servidores(as) públicos(as), juristas, pesquisadores(as) e docentes. Cada artigo publicado será de autoria de no máximo 2 pesquisadores(as), dentre os quais, pelo menos um(a) deve possuir, necessariamente, o título acadêmico de doutor(a).

5. Da política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para quaisquer outras finalidades ou a terceiros.