As repercussões hermenêuticas da tradição do conceito de pessoas com deficiência

Medidas de exceção através da manipulação da linguagem

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objeto de estudo a tradição histórica do conceito de pessoa com deficiência, especialmente levando-se em consideração o projeto eugênico de Adolf Hitler, na Alemanha nazista, ao instaurar a Aktion T4. A análise irá demostrar que, nesse contexto, a linguagem foi utilizada reiteradamente como instrumento de dominação, o que nos permitirá identificar padrões semelhantes nas medidas de exceção, como as presentes nas democracias contemporâneas. Para tanto, o trabalho será dividido em três partes: sob a perspectiva da ontologia fundamental, será verificada a maneira como o regime nacional-socialista manipulou a linguagem para fins de dominação; a seguir, veremos que a Aktion T4 e a doutrina de Binding-Hoche são considerados casos-paradigmáticos de manipulação da linguagem com o intuito de “aniquilação da vida sem valor de vida”; por fim, serão examinados os reflexos que esses paradigmas provocam no Direito atual, principalmente sob o prisma das medidas de exceção, na realidade brasileira, contra as pessoas com deficiência.

 

Palavras-Chave: conceito de pessoa com deficiência; ontologia fundamental; Aktion T4; Estado de exceção; medidas de exceção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Yukio Shimoda, Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sistema de Justiça e Estado de Exceção da PUC/SP.

Mestrando (PUC/SP). Pós-graduando pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sistema de Justiça e Estado de Exceção da PUC/SP. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Advogado.

Downloads

Publicado

19.12.2023

Como Citar

Shimoda, C. Y., & Serrano, P. E. A. P. (2023). As repercussões hermenêuticas da tradição do conceito de pessoas com deficiência : Medidas de exceção através da manipulação da linguagem. Suffragium - Revista Do Tribunal Regional Eleitoral Do Ceará, 12(20). Recuperado de https://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium/article/view/139