A Escola Judiciária Eleitoral Cearense e o histórico fomento educacional dos direitos eleitorais e políticos das pessoas LGBTI+

Autores

  • Antônio Luiz Martins Harrad Reis Aliança Nacional LGBTI+
  • Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Marcos Heleno Lopes Oliveira Universidade de Brasília

Resumo

O ensino de educação política voltada à diversidade sexual e de gênero, proporcionado pelo desenvolvimento, no ano de 2007, do fascículo n. 1 - Diversidades, Desigualdades e Preconceitos, do curso Formação para a Educação Política, do Programa Eleitor do Futuro, iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (Ejec), é a razão de ser do presente artigo. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Organização Não Governamental (ONG) Comunicação e Cultura e a Faculdade 7 de Setembro (Fa7), idealizou essa iniciativa educacional de inclusão social. Os temas abordados nesse trabalho mostram a realidade por que passam as mulheres e também o grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos, dentre outras e outros (LGBTI+), em virtude de preconceito cultural e político-eleitoral existente na sociedade. A conscientização política de jovens eleitores e eleitoras e estudantes cearenses foi considerado relevante para o fortalecimento da cidadania desses grupos vulnerabilizados por motivo de sexo, orientação sexual e identidade de gênero. Esta pesquisa utiliza o método de estudo de caso, tendo em vista destacar o mencionado fascículo produzido pela Escola Judiciária Eleitoral Cearense. Sendo assim, a pesquisa é a bibliográfica, pois fará constar análise da referida obra, como documento central da pesquisa. Há também o acréscimo de contribuições de material bibliográfico com temática afim ao investigado.

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Biografia do Autor

Antônio Luiz Martins Harrad Reis, Aliança Nacional LGBTI+

Doutor em Educação, Aliança Nacional LGBTI+, Curitiba, Paraná Brasil.

Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTF-PR). Mestra em Direito Negocial (Uel). Especialista em Direito Eleitoral e Ciência Política. Professora de Direito Eleitoral Digital e Proteção de Dados Pessoais da Puc-PR. Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

05.11.2024

Como Citar

Martins Harrad Reis, A. L., Kolly Wasilewski Rodrigues, T., & Lopes Oliveira, M. H. (2024). A Escola Judiciária Eleitoral Cearense e o histórico fomento educacional dos direitos eleitorais e políticos das pessoas LGBTI+. Suffragium - Revista Do Tribunal Regional Eleitoral Do Ceará, 12(21). Recuperado de https://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium/article/view/155