A SUFFRAGIUM ESTÁ NO DIADORIM

05.03.2021

A SEBIM informa que foi deferida a inclusão deste periódico na base de dados do Diadorim, “um diretório que reúne as políticas editoriais sobre o armazenamento e acesso aos artigos das revistas científicas brasileiras em repositórios institucionais de acesso aberto”.

Este diretório traz informações relevantes para autores, editores de revistas e gestores de repositórios institucionais.

Ao consultar o Diadorim,  obtêm-se informações sobre a revista em que pretendem publicar suas pesquisas, como por exemplo, se ela permite o armazenamento e acesso de uma cópia de seu artigo em repositórios institucionais. Assim, os autores podem selecionar uma revista científica que atende as suas necessidades específicas.

Já os editores utilizam essa ferramenta para informar ou estabelecer a política editorial da sua revista no que diz respeito ao acesso, armazenamento e condições de uso em repositórios institucionais. A divulgação de sua política editorial dá maior credibilidade e confiança no cumprimento do acordo estabelecido entre autores e editores, facilitando, inclusive, a seleção da publicação pelos autores, uma vez que as regras estão claras e conhecidas.

Para aqueles que trabalham com repositórios institucionais, o Diadorim é usado para que os gestores dos repositórios institucionais saibam se a instituição editora da revista que publicou determinado artigo permite que ele seja armazenado e acessado em seu RI e quais são as condições estabelecidas para tal.

A Suffragium – Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará é uma publicação de acesso aberto, isto é, que está em formato digital livre de custos e das restrições de acesso.

Para visualizar a Suffragium ou outras revistas que estão cadastradas no Diadorim, basta acessar a página http://diadorim.ibict.br/ e navegar pelo diretório. A ferraenta disponibiliza listas por títulos das revistas, instituições editoras, área do conhecimento, tipo de acesso dentre outros, assim como sistema de busca livre.