SUFFRAGIUM É B4 NA CLASSIFICAÇÃO QUALIS/CAPES

02.01.2023

A revista Suffragium do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará alcançou reconhecimento acadêmico pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em lista preliminar publicada na última quinta-feira, 29/12, a revista foi classificada no nível B4 do Qualis Capes, sistema de classificação de periódicos para a avaliação de programas de pós-graduação, nas áreas Direito e Ciência Política.

Para a coordenadora da Escola Judiciária do Tribunal, Roberta Laena, "alcançar o B4 é uma etapa importante por nos colocar no mais importante ranking acadêmico de periódicos, aumentando a credibilidade e a respeitabilidade da revista. Por mais que seja uma graduação inicial, é uma grande conquista”. Roberta Laena destaca ainda que a vitória só foi possível graças ao empenho e dedicação dos professores Martonio Mont'Alverne Barreto Lima e Raquel Cavalcanti Ramos Machado, editores-adjuntos da revista.

A fim de adequar-se às normas da Qualis da CAPES, a revista passou por reformulação na política editorial, por meio da Res. TRE nº 660/2017. A medida abrangeu a adoção do sistema OJS, que trouxe melhorias consideráveis ao periódico; a avaliação cega por pares dos artigos enviados e o aprimoramento do sistema de notificações aos(às) autores(as) e pareceristas. 

Destaca-se, ainda, que o processo de reformulação da Suffragium alcançou, em 2022, o terceiro lugar na categoria Aprimoramento das Práticas Eleitorais do II Concurso de Boas Práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais.