DEMOCRACIA REPRESENTATIVA SUL-AMERICANA:
DILEMAS DA GOVERNABILIDADE EM GOVERNOS PROGRESSISTAS
Resumo
Esse estudo analisa desafios da governabilidade em governos progressistas na democracia representativa do Peru, Chile, Colômbia e Brasil, com destaque para cidadania via participação eleitoral. É uma pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório, desenvolvida através de levantamento bibliográfico, documental e reportagens em mídias digitais que cobrem e refletem a região latino-americana. Parte-se da compreensão que as formalidades eleitorais, instituinte da representação política, têm sido insuficientes para atender as demandas da sociedade. Uma realidade que tem levado a apatia do cidadão diante da política e a escolhas eleitorais contraditórias para seus interesses, observadas nas composições dos poderes legislativos dos respectivos países, desconectadas do projeto político vitorioso nas urnas. Tal cenário de representação desconsidera a cidadania como potência política, entrava a governabilidade, coloca em risco o projeto progressista, fragiliza a expectativa de uma América Latina mais justa, equitativa e participativa.
Palavras-chave: Democracia Representativa. Cidadania. Eleições. Governabilidade. América Latina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Suffragium - Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Será permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. O corpo editorial da revista Suffragium não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores. A revista utiliza a licença Creative Commons CC-BY 4.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada”.