APONTAMENTOS ACERCA DA TIPOLOGIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL

Autores

  • Rogerio Borba UVA
  • Leandro Mello Frota UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.53616/suffragium.v10i17.71

Palavras-chave:

Direito Eleitoral, Partidos Políticos, Tipologia Partidária.

Resumo

Este artigo aborda o papel dos partidos políticos na democracia contemporânea. Parte-se da constatação de que os partidos são necessários e imprescindíveis para o melhor funcionamento da democracia. Propõe-se relacionar com o tema partidos políticos nas democracias contemporâneas, sendo abordadas as classificações dos partidos, fazendo apontamentos a respeito dos partidos de quadros, massas, catch-all e cartel. O artigo se insere no ramo das Ciências Jurídicas e Políticas, na área do Direito Eleitoral, sendo analisada em uma perspectiva holística. A metodologia adotada foi a bibliográfica e documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Borba, UVA

Advogado. Especialista e Mestre em Direito, Doutor em Sociologia (IUPERJ). Professor Permanente do Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Veiga de Almeida. Membro do IAB.

Leandro Mello Frota, UFRRJ

Advogado. Especialista em Direito. Doutorando em Ciência, Tecnologia e Inovação na Agropecuária na UFRRJ.

Downloads

Publicado

27.10.2020

Como Citar

Borba, R., & Frota, L. M. (2020). APONTAMENTOS ACERCA DA TIPOLOGIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL. Suffragium - Revista Do Tribunal Regional Eleitoral Do Ceará, 10(17). https://doi.org/10.53616/suffragium.v10i17.71