Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Serão publicadas produções científicas inéditas, do âmbito do Direito Eleitoral e da Ciência Política, da autoria ou coautoria de professores(as) doutores(as), respeitados o critério da exogenia e o sistema double blind peer review.
  • URLs para as referências informar quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores(as), na página Sobre a Revista.
  • Cadastro online: o(a) autor(a) deverá realizar seu cadastro na plataforma do OJS, disponível pelo portal da revista suffragium (http://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium), optando, no ato do cadastro, pela opção AUTOR(A). Eventual dúvida pode ser respondida através do endereço eletrônico suffragium@tre-ce.jus.br
  • Indicação do vínculo institucional: ao submeter seus trabalhos, os(as) autores(as) devem indicar em sua biografia a respectiva filiação institucional, vinculação a departamento, unidade, a grupo de pesquisa, dentre outros dados que entender necessários para a sua identificação profissional e afiliação institucional, indicando, inclusive, a cidade, o estado e o país correspondente, bem assim deverá informar a maior titulação do(a) autor(a).
  • Responsabilidade do conteúdo do artigo: o Conselho Editorial da Suffragium – Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).
  • Direitos autorais: Será permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. O corpo editorial da revista Suffragium não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos(as) autores(as). A revista utiliza a licença Creative Commons CC-BY 4.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada”. Os(Aa) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à Suffragium o direito de primeira publicação. A Revista permitirá e estimulará os(as) autores(as) a publicar e distribuir seus artigos online, propulsionando o impacto e a citação dos trabalhos publicados.
  • Revisão vernacular: recomenda-se a submissão prévia do texto a revisor profissional para análise quanto ao uso adequado da língua.
  • Garantia de sigilo: antes da submissão, o(a) autor(a) deverá remover quaisquer indicações de sua autoria do corpo do artigo e da opção de propriedades do Word.

Diretrizes para Autores

1. Das diretrizes para autores(as)

A submissão de trabalhos ocorre de forma gratuita, por meio de fluxo contínuo e o processo de editoração utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica (OJS) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O cadastro do(a) autor(a) deverá ser realizado através da plataforma do OJS pelo acesso ao portal da revista Suffragium (http://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium). Eventual dúvida poderá ser dirimida por meio de mensagens eletrônicas ao e-mail da revista (suffragium@tre-ce.jus.br)

Recomenda-se que o texto seja submetido a um revisor profissional quanto ao uso adequado da língua antes da submissão.

Qualquer identificação de autoria deverá ser removida do corpo do artigo e da opção de propriedades do Word antes de realizada a submissão, de forma a garantir o sigilo das avaliações.

Os artigos recebidos passarão por avaliação prévia, a qual promovida pelos editores-adjuntos, a fim de verificar sua adequação à linha editorial da revista. Após, serão enviados a dois pareceristas anônimos para a avaliação qualitativa, seguindo o sistema double blind peer review. O prazo para a elaboração do parecer é de 15 a 25 dias.

Concluído o parecer, este será encaminhado para o(a) autor(a) do artigo a fim de mera ciência ou para realização das modificações sugeridas.

O texto, quando modificado, será objeto de nova avaliação em razão das alterações efetivadas.

Os(A) autores(a) serão informados sobre o prosseguimento da avaliação e terão livre acesso a todos os pareceres sobre seu artigo, no ambiente do OJS.

Ao final, a equipe editorial definirá os artigos que comporão o número em edição.

2. Das condições para submissão

Cadastro online: o(a) autor(a) deverá realizar seu cadastro na plataforma do OJS, disponível pelo portal da revista Suffragium (http://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium), optando, no ato do cadastro, pela opção AUTOR(A). Eventual dúvida pode ser respondida através do endereço eletrônico suffragium@tre-ce.jus.br

Indicação do vínculo institucional: ao submeter seus trabalhos, os(a) autores(a) devem indicar em sua biografia a respectiva filiação institucional, vinculação a departamento, unidade, a grupo de pesquisa, dentre outros dados que entender necessários para a sua identificação profissional e afiliação institucional, indicando, inclusive, a cidade, o estado e o país correspondente, bem assim deverá informar a maior titulação do autor(a).

Responsabilidade do conteúdo do artigo: o Conselho Editorial da Suffragium – Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos(a) autores(a).

Direitos autorais: Será permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. O corpo editorial da revista Suffragium não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos(a) autores(a). A revista utiliza a licença Creative Commons CC-BY 4.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada”. Os(A) autores(a) mantêm os direitos autorais e concedem à Suffragium o direito de primeira publicação. A Revista permitirá e estimulará os(a) autores(a) a publicar e distribuir seus artigos online, propulsionando o impacto e a citação dos trabalhos publicados.

Revisão vernacular: recomenda-se a submissão prévia do texto a revisor profissional para análise quanto ao uso adequado da língua.

Garantia de sigilo: antes da submissão, o(a) autor(a) deverá remover quaisquer indicações de sua autoria do corpo do artigo e da opção de propriedades do Word.

3. Do processo de editoração

Os artigos e demais forma de produção devem ser inéditos e conter entre 15 a 25 páginas.

Os trabalhos devem ser submetidos em formato Word 97 ou superior (padrão DOC).

O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguindo ainda as instruções a seguir:

Título:

Título em português (e na língua original do artigo, para os textos escritos em língua estrangeira) e em inglês; O título em português deve estar escrito sem negrito, centralizado e em letras caixa-alta. O título em inglês e/ou na língua original do texto deve estar abaixo do título em português, em itálico, centralizado, em letra caixa-alta;

Resumo e palavras-chave em português e em inglês (e na língua original do artigo). Cada resumo deve conter no máximo 300 palavras, devendo ser evitadas as abreviaturas. O resumo em língua estrangeira deve ser uma versão fiel do resumo em português, assim como as palavras-chave em língua estrangeira. Ao final de cada resumo devem constar 03 a 05 descritores ou palavras-chave para indexação, separados por ponto e vírgula;

A estruturação do texto deve se adequar às exigências de um trabalho científico, contendo introdução, desenvolvimento, conclusão e referências;

Referências, alinhadas à esquerda;

Anexos (opcionais).

Formatação:

Espaços

  • entrelinhas 1,5;
  • entre parágrafos 0 pts;
  • entre título e texto – uma linha (um enter);
  • entrelinhas das notas de rodapé 1,0;
  • entrelinhas da citação longa 1,0;
  • entrelinhas de uma mesma referência 1,0;
  • entre uma referência e outra 6 pts;
  • entre o texto e a citação longa 6 pts;
  • Iniciar parágrafo com 1,0 cm na régua do Word;
  • Citação longa (mais de 3 linhas) deve ser colocada com 4,0 cm de recuo em relação à margem esquerda (3,0 cm a mais da margem do parágrafo).

Fonte

  • Times New Roman;
  • Resumo 10;
  • Texto 12;
  • Citação longa 10;
  • Nota de rodapé 10.

Títulos

  • Título do artigo 14 Caixa – alta, sem negrito;
  • Títulos das partes do artigo – 12 Caixa alta, negrito;
  • Subtítulos 12 Caixa alta, itálico;
  • Sub-subtítulos 12 Caixa alta, normal.

Referências

  • Fonte tamanho 12 (destaque para títulos das obras em negrito).

Margens

  • esquerda: 3,0 cm;
  • direita: 2,0 cm;
  • superior: 3,0 cm;
  • inferior: 2,0 cm.

Outras informações importantes sobre a estrutura do texto:

  1. Introdução: deve conter a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema investigado.
  2. Desenvolvimento: a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado.
  3. Conclusão: deve conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos. A repetição de argumentos ou aspectos já descritos em outras seções deve ser evitada.
  4. Referências: relação das obras e fontes de pesquisa citadas no artigo conforme ABNT – NBR 6023/2018.
  5. Os artigos e demais forma de produção devem ser inéditos, ter de 15 a 25 páginas e ser redigidos em português, inglês ou espanhol.
  6. As referências das citações diretas ou /e indiretas devem ser feitas no próprio texto, utilizando o sistema autor-data.

Ficha Técnica

ISSN: 2595-5756

Nota dos Editores

Publicar a apresentação dos artigos e notas dos editores

Artigos

A revista tem por objetivo publicar, semestralmente, trabalhos científicos originais e inéditos de autoria ou coautoria de professores doutores, vinculados às áreas de concentração do Direito Eleitoral e da Ciência Política. Cada artigo publicado será de autoria de no máximo dois pesquisadores, dentre os quais, pelo menos um deles deve possuir, necessariamente, o título acadêmico de professor doutor.
A submissão de trabalhos ocorre de forma gratuita, por meio de fluxo contínuo e o processo de editoração utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica (OJS) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
O cadastro do autor deverá ser realizado através da plataforma do OJS pelo acesso ao portal da revista Suffragium (http://suffragium.tre-ce.jus.br/suffragium).
Recomenda-se que o texto seja submetido a um revisor profissional quanto ao uso adequado da língua antes da submissão.
Qualquer identificação de autoria deverá ser removida do corpo do artigo e da opção de propriedades do Word antes de realizada a submissão, de forma a garantir o sigilo das avaliações.
Os artigos recebidos passarão por avaliação prévia, a qual promovida pelos editores-adjuntos, a fim de verificar sua adequação à linha editorial da revista. Após, serão enviados a dois pareceristas anônimos para a avaliação qualitativa, seguindo o sistema double blind peer review. O prazo para a elaboração do parecer é de 15 a 25 dias.
Concluído o parecer, este será encaminhado para o autor do artigo a fim de mera ciência ou para realização das modificações sugeridas.
Os artigos e demais formas de produção devem ser inéditos e conter entre 15 a 25 páginas.
Os trabalhos devem ser submetidos em formato Word 97 ou superior (padrão DOC).
O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências bibliográficas, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As citações devem ser feitas no corpo do texto, deixando a nota de rodapé apenas para as notas explicativas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para quaisquer outras finalidades ou a terceiros.