EXPANSÃO AGRÍCOLA NO MATOPIBA MARANHENSE
CONFLITOS, DESAFIOS E PAPEL DA POLÍCIA MILITAR
Resumo
O texto aborda a expansão do agronegócio no MATOPIBA, destacando problemas como expropriação de comunidades locais, destruição do ecossistema, poluição, conflitos fundiários e hídricos, entre outros. A região Norte e Centro-Oeste do Brasil são as mais afetadas, com a presença de agentes econômicos e do Poder Público. O Matopiba, região composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é marcada pela produção agrícola intensiva, especialmente de soja, milho e algodão, resultando em desigualdades sociais e ambientais. A participação do Estado na infraestrutura e logística para o agronegócio é mencionada, assim como a atuação da Polícia Militar no estado do Maranhão. São discutidos conflitos e crimes relacionados à produção agrícola, como grilagem, desmatamento, disputa por recursos hídricos e criminalidade urbana. Discute ainda formação de milícias e a atuação da Força Pública estadual na região, destacando a importância da segurança pública e a necessidade de ressignificação da instituição policial, destacando a necessidade de uma relação entre unidades federativas, órgãos e sociedade para lidar com a violência no campo e os conflitos agrários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Suffragium - Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Será permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. O corpo editorial da revista Suffragium não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores. A revista utiliza a licença Creative Commons CC-BY 4.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada”.