O EFEITO HALO

VIÉS DA ATRATIVIDADE E SEU IMPACTO NOS PLEITOS ELEITORAIS

Authors

  • Wilson Sena Brasil Uni7; Uninassau Olinda
  • Pedro Silas Romão Vieira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.53616/suffragium.v14i24.161

Keywords:

Efeito Halo, Atratividade, Eleições, Viés Cognitivo, Igualdade Eleitoral

Abstract

As a rule, all legal, administrative and electoral decisions should be taken based on relevant legal and technical criteria. Furthermore, the appearance of candidates or procedural parties has no value for better judgment. Therefore, there is a need for voters to be indifferent about the appearance of their candidates, as this criterion is not necessary for judging suffrage, much less for the administration of a city, state or country. However, studies show that candidates with better appearances have an electoral advantage over those who do not. This fact derives from the attractiveness bias (Halo Effect or Attractiveness Effect), which is a cognitive error induced by the human mind when assuming that appearance is attributed to positive issues. Thus, this article aims to analyze and systematize the research studies carried out on the impact of the Halo Effect on electoral elections, thus verifying whether it can be an obstacle in the electoral race, through bibliographical research, an exploratory research was approached using the mechanism search engine for scientific articles on Google: Google Scholar.

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Author Biographies

Wilson Sena Brasil, Uni7; Uninassau Olinda

Advogado inscrito na OAB/PE sob n. 38.500. Vice-Presidente da OAB Subseccional Olinda/PE. Coordenador do Curso de Direito e de NPJ da Uninassau Olinda. Professor Universitário. . Mestrando em Direito Privado pelo Centro Universitário Sete de Setembro. Presidente da CPA- Comissão Própria de Avaliação da Uninassau Olinda. Presidente da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Uninassau Olinda. Ex-Diretor Tesoureito da OAB Olinda. Ex- Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Olinda/PE. Ex- presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/Olinda e ex Membro das Comissões de Defesa da Mulher, Idoso, Crianças, Adolescentes e Vulneráveis da OAB/Olinda e Comissão de Prerrogativas da Advocacia da OAB/Olinda. Pós Pós-graduado em Direito Eleitoral pela Faculdade Única; Pós-graduado em Direito de Família pela Faculdade Única; Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Legale; Pós-graduado em Lei Geral de Proteção de Dados pela Faculdade Legale; Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal, pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco-ESA/PE; Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco-ESA/PE; Pós-graduado em Direito Público, pela Faculdade Inesp; MBA em Gestão Jurídica no Poder Judiciário; Pós-graduado em Estudos de Perícias Forenses, Criminologia e Medicina Legal pela Faculdade Novo Horizonte.


CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9648965121725973

 

Pedro Silas Romão Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor e Mestre em literatura pela UFSC, na área de textualidades híbridas. Tem como interesse a forma como as obras de arte envolvem o o psiquismo humano, envolvendo áreas como psicologia, psicanálise, literatura e ontologia. Graduado em Psicologia. Interesse na área de Ontologia, desenvolve pesquisas relacionadas a Filosofia. 

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8067303803446565

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Published

2025-09-23

How to Cite

Brasil, W. S., & Vieira, P. S. R. (2025). O EFEITO HALO: VIÉS DA ATRATIVIDADE E SEU IMPACTO NOS PLEITOS ELEITORAIS. Suffragium - Revista Do Tribunal Regional Eleitoral Do Ceará, 14(24), 64–78. https://doi.org/10.53616/suffragium.v14i24.161

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