O EFEITO HALO
VIÉS DA ATRATIVIDADE E SEU IMPACTO NOS PLEITOS ELEITORAIS
DOI:
https://doi.org/10.53616/suffragium.v14i24.161Palabras clave:
Efeito Halo, Atratividade, Eleições, Viés Cognitivo, Igualdade EleitoralResumen
Em regra, todas as decisões jurídicas, administrativas e eleitorais devem ser tomadas com base em critérios técnicos e normativos relevantes. A aparência dos candidatos ou das partes processuais, portanto, não possui valor legítimo para a formação de um juízo adequado. Nesse sentido, é necessário que os eleitores sejam indiferentes à atratividade física de seus candidatos, uma vez que esse critério não é pertinente nem ao julgamento do sufrágio, tampouco à administração da coisa pública. Contudo, estudos demonstram que candidatos considerados mais atraentes possuem vantagem eleitoral em relação aos menos atraentes, fenômeno conhecido como viés da atratividade ou Efeito Halo. Trata-se de um erro cognitivo pelo qual a boa aparência é associada, ainda que inconscientemente, a atributos positivos como competência, honestidade ou liderança. O presente artigo tem como objetivo analisar e sistematizar pesquisas sobre o impacto do Efeito Halo nos pleitos eleitorais, verificando em que medida esse fenômeno pode representar um obstáculo à igualdade de condições entre os candidatos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, fundamentada em revisão bibliográfica, com buscas no Google Acadêmico. Explicitam-se, ainda, as limitações do método, como a cobertura desigual entre áreas científicas, a ausência de publicações relevantes não disponíveis em acesso aberto e a não inclusão da literatura cinzenta, de reconhecida relevância no campo jurídico.
Descargas
Citas
AHLER, et al. The influence of candidate appearance on electoral outcomes: evidence from a field experimen. Political Behavior, v. 39, n. 4, p. 1017-1034, 2017. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC5703600/ . Acesso em: 25 ago. 2024.
BALLEW, C. C.; TODOROV, A. Predicting political elections from rapid and unreflective face judgments. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 104, n. 46, p. 17948-17953, 2007. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17959769/ . Acesso em: 25 ago. 2024.
BERGGREN, Niclas; JORDAHL, Henrik; POUTVAARA, Panu. The looks of a winner: Beauty and electoral success. Journal of Public Economics, v. 94, n. 1-2, p. 8-15, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpubeco.2009.11.002 . Acesso em: 25 ago. 2024.
BERNARDI, A. J. B. Redes sociais, fake news e eleições: medidas para diminuir a desinformação nos pleitos eleitorais brasileiros. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Políticas Públicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197602 . Acesso em: 8 jun. 2024.
BUSS, David M. Sex differences in human mate preferences: Evolutionary hypotheses tested in 37 cultures. Behavioral and Brain Sciences, Cambridge, v. 12, n. 1, p. 1-49, 1989. DOI: https://doi.org/10.1017/S0140525X00023992 . Acesso em: 3 ago. 2025.
CARTER, Samuel O.; DALE, John G. Social bias in AI: re-coding innovation through algorithmic political capitalism. AI & Society, 2025. DOI: 10.1007/s00146-025-02540-2. Disponível em: https://link.springer.com/journal/146/articles . Acesso em: 25 ago. 2025.
DION, K. K.; BERSCHEID, E.; WALSTER, E. What is beautiful is good. Journal of Personality and Social Psychology, v. 24, n. 3, p. 285-290, 1972. Disponível em: https://doi.org/10.1037/h0033731 . Acesso em: 5 set. 2025.
DUSKIN, K.; SCHAFER, J. S.; WEST, J. D.; SPIRO, E. S. Echo chambers in the age of algorithms: an audit of twitter’s friend recommender system. In: ACM Web Science Conference, 16., Stuttgart-Germany. Proceedings […]. New York: Association for Computing Machinery, 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2404.06422 . Acesso em: 25 ago. 2025.
EFRAN, M. G. The effect of physical appearance on the judgment of guilt, interpersonal attraction, and severity of recommended punishment in a simulated jury task. Journal of Research in Personality, v. 8, n. 1, p. 45-54, 1974. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0092-6566(74)90044-0 . Acesso em: 5 set. 2025.
FRANÇA, Felipe Wajskop. A influência dos traços físicos na quantidade de votos recebidos nas eleições brasileiras: uma análise das fotos de candidatos. 2021. Tese (Doutorado em Economia) – Instituto de Ensino e Pesquisa, São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.insper.edu.br/entities/publication/c5c90c3d-28b4-4d04-974f-2a6033ef1af7 . Acesso em: 8 jun. 2024.
GULATI, Aditya, et al. What is beautiful is still good: the attractiveness halo effect in the era of beauty filters. Royal Society Open Science, 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2407.11981 . Acesso em: 25 ago. 2025.
INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA. Aparência do candidato interfere em sua votação, conclui estudo sobre o Brasil. São Paulo: Insper, 11 out. 2018. Disponível em: https://www.insper.edu.br/conhecimento/marketing/aparencia-do-candidato-interfere-em-sua-votacao-conclui-estudo-sobre-o-brasil/ . Acesso em: 9 nov. 2022.
IYENGAR, Shanto; SIMON, Adam. News coverage, political campaigns, and the public agenda. American Political Science Review, v. 94, n. 2, p. 317-328, jun. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.2307/2586010 . Acesso em: 5 set. 2025.
KAHNEMAN, D. Thinking, fast and slow. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2011.
KUKLINSKI, James H.; QUIRK, Paul J. Reconsidering the rational public: an experimental study of policy information and opinion. American Journal of Political Science, v. 44, n. 2, p. 383-396, abr. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.2307/2669313 . Acesso em: 5 set. 2025.
LAWSON, Chappell; SNEED, J. The looks of a winner: candidate appearance and electoral success in new democracies. World Politics, v. 62, n. 4, p. 561-593, out. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S0043887110000195 . Acesso em: 5 set. 2025.
LIMA, George Marmelstein. Onde os feios não têm vez: viés de atratividade no sistema de justiça. Revista Brasileira de Direito, v. 12, n. 3, p. 45-60, 2023. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/6729. Acesso em: 5 set. 2025.
MARCELINO, Daniel. ‘House effects’ explicam por que pesquisas eleitorais são tão diferentes. Jota, 9 maio 2022. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/coluna-danielmarcelino/house-effects-explicam-por-que-pesquisas-eleitorais-sao-tao-diferentes-09052022 . Acesso em: 5 jun. 2024.
MAZZELLA, R.; FEINGOLD, A. The effects of physical attractiveness, race, socioeconomic status, and gender of defendants and victims on judgments of mock jurors: a meta-analysis. Journal of Applied Social Psychology, v. 24, n. 15, p. 1315-1344. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.1994.tb01552.x . Acesso em: 5 set. 2025.
NISBETT, R. E.; WILSON, T. D. The halo effect: evidence for unconscious alteration of judgments. Journal of Personality and Social Psychology, v. 35, n. 4, p. 250-256, 1977. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-3514.35.4.250 . Acesso em: 5 set. 2025.
PAPAKYRIAKOPOULOS, Orestis, et al. How algorithms shape the distribution of political advertising. In: Proceedings of the 2022 AAAI/ACM Conference on AI, Ethics, and Society – AIES ’22, Oxford, UK, ago. 2022. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3514094.3534183 . Acesso em: 25 ago. 2025.
PATRY, M. W. Attractive but guilty: deliberation and the physical attractiveness bias. Psychological Reports, v. 102, n. 3, p. 727-733, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.2466/pr0.102.3.727-733 . Acesso em: 5 set. 2025.
PETERS, Dorian. Algorithmic political bias in artificial intelligence systems. Philosophy & Technology, v. 35, n. 25, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s13347-022-00564-6 . Acesso em: 25 ago. 2025.
ROCHA, A. Político intermissivista. In: Enciclopédia da Conscienciologia. [S. l.]: Enciclopédia da Conscienciologia, 2017. Disponível em: http://reposicons.org/jspui/handle/123456789/5476 . Acesso em: 8 jun. 2024.
SANTOS, E. V. “Quem é bonito é bom”: interação entre estereótipos raciais e a atratividade física facial em tarefas de julgamento moral. 2023. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37895 . Acesso em: 8 jun. 2024.
SHAW, Daron R. The effect of TV ads and candidate appearances on statewide presidential votes, 1988–96. Journal of Politics, v. 61, n. 2, p. 391-404, maio 1999. Disponível em: https://doi.org/10.2307/2647506 . Acesso em: 5 set. 2025.
THORNDIKE, E. L. A constant error in psychological ratings. Journal of Applied Psychology, v. 4, n. 1, p. 25-29, 1920. Disponível em: https://doi.org/10.1037/h0071663 . Acesso em: 5 set. 2025.
TVERSKY, A.; KAHNEMAN, D. Judgment under uncertainty: heuristics and biases. Science, v. 185, n. 4157, p. 1124-1131, 1974. Disponível em: https://doi.org/10.1126/science.185.4157.1124 . Acesso em: 5 set. 2025.
VERHULST, B.; LODGE, M.; LAVINE, H. The attractiveness halo: why some candidates are perceived more positively than others. Journal of Nonverbal Behavior, v. 34, n. 2, p. 111-117, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10919-010-0084-6 . Acesso em: 5 set. 2025.
YE, Jinxing; LUCERI, Luca; FERRARA, Emilio. Auditing political exposure bias: algorithmic amplification on twitter/x during the 2024 U.S. presidential election. In: Proceedings of the 2025 ACM Conference on Fairness, Accountability and Transparency – FACCT ’25, Athens, Greece, 2025. New York: ACM, 2025. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2411.01852 . Acesso em: 25 ago. 2025.
ZEBROWITZ, L. A.; McDONALD, S. M. The impact of litigants’ baby-facedness and attractiveness on adjudications in small claims courts. Law and Human Behavior, v. 15, n. 6, p. 603-623, 1991. Disponível em: https://doi.org/10.1007/BF01065855 . Acesso em: 5 set. 2025.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Suffragium - Revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Será permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. O corpo editorial da revista Suffragium não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores. A revista utiliza a licença Creative Commons CC-BY 4.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada”.