Do “fascismo de mercado” ao fascismo sem máscaras

Autores

  • António José Avelãs Nunes Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.53616/suffragium.v11i19.115

Palavras-chave:

fascismo, democracia mundial, monetarismo, política democrática

Resumo

Na década de 1970 esfumaram-se os chamados “trinta anos gloriosos” e eclipsou-se o ‘milagre’ da revolução keynesiana. Aproveitando o desnorte do ‘inimigo’, os neoliberais, comandados por Friedrich Hayek e Milton Friedman, passaram ao ataque, colocando no banco dos réus o estado keynesiano e as políticas keynesianas, culpados de todos os males do mundo.

Na sequência de uma operação relâmpago de propaganda ideológica sem paralelo (“uma experiência muito corruptora”, confessou Hayek), o “ideological monetarism” afirmou-se como a ideologia do império e do pensamento único. As experiências corruptoras como a de Hayek multiplicaram-se ao longo dos anos, alimentadas pelos mesmos actores, ao serviço dos mesmos interesses. E mantêm-se até hoje, com o recurso às técnicas mais sofisticadas de manipulação ideológica e de corrupção intelectual, que transformaram o neoliberalismo numa espécie de ‘religião’, para cuja “única fé verdadeira” se diz que não há alternativa (o famoso argumento TINA da Srª Tatcher: There Is No Alternative).

Desta neutralidade da política económica passou-se, quase sem solução de continuidade, à defesa da morte da política económica, porque esta seria desnecessária e prejudicial. É o regresso ao velho mito liberal da separação estado/economia e estado/sociedade: a economia seria tarefa exclusiva dos privados (da sociedade civil, da sociedade económica), cabendo ao estado simplesmente garantir a liberdade individual, que proporcionaria igualdade de oportunidades para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13.09.2021

Como Citar

Avelãs Nunes, A. J. (2021). Do “fascismo de mercado” ao fascismo sem máscaras. Suffragium - Revista Do Tribunal Regional Eleitoral Do Ceará, 11(19). https://doi.org/10.53616/suffragium.v11i19.115